Os piratas circulares

I. Capitão Garsen

 

   Se alguma vez já lhes falaram de Portobel, poderão dizer-lhes que se trata de um povoado situado entre Cabo Punção e Rochedo Tinhoso, à costa do Mediterrâneo; poderão falar de sua beleza e da situação privilegiada do porto, de seus invernos quentes e de suas pessoas silen-ciosas.

 

Poderão contar-lhes isso e pouca coisa mais, porquê jamais lhes dirão nada de Galeão, a única escola de piratas que há no mundo, onde o capitão Garsen transmite seus conhecimentos àqueles que tenham condições e caráter para suportá-los

Dizem que este mesmo capitão se encarregou de ir casa por casa, explicando a todos o que aconteceria se alguém acabasse falando demais.

 

Por isso, não tem como alguém chegar por ali e di-zer ao capitão: "É que, senhor, ouvi falar de sua escola e quero ser um pirata..." porque somente ele escolhe quem fará parte de sua tripulação e o faz no momento que lhe parecer oportuno.

 

Não posso pedir que me lembro da noite em que me escolheu, já que o fez poucas horas depois que vim ao mundo, porém recordo-me de como o tom de voz de minha mãe se alterou quando relembrou aquele momento terrível:

 

—Você nasceu em uma noite fria de novembro —ela me contou dias antes que eu completasse sete anos—, a bruma do mar se elevava acima das casas do povoado.

 

Havia um estranho silêncio, ocasionalmente rompi-do pelo latido de algum cachorro.

 

Era como se o mundo tivesse sido preso, ou ao me-nos foi o que pareceu para seu pai e para mim, que te observávamos aninhado no berço, com a cara toda in-chada do esforço de nascer.

 

Era um menino forte e grandalhão.

 

Neste ponto, mamãe sorriu, apertou minha mão e pude ver como seus olhos brilhavam, antes de continuar.

 

—Então ouvimos aquele som se aproximando: Tap-tap... Tap-tap... Tap-tap... E supomos que Garsen havia te escolhido, pois era assim que costumava acontecer.

 

Seu pai abriu a porta segurando uma faca, sem espe-rar ser chamado, mas o capitão o desarmou com uma gargalhada.

 

—Ha, ha, ha...! —disse, colocando-se diante dele, com os braços cruzados—. Este é um mau momento para que derramemos sangue; não seria bom deixar o menino órfão antes da hora.

 

Garsen pousou uma mão sobre a empunhadura do sabre e ergueu o queixo, desafiante.

 

—Por outro lado, vim apenas lhes dar as felicita-ções e comunicar de passagem que decidi admitir este pequenino em minha escola: ensinarei a ele o velho ofício e o converterei em um pirata, —depois, sorriu malicio-samente e acrescentou—. Não vai querer que seja um fracassado sem futuro.

 

Não disse mais nada.

 

O Capitão deu as costas e partiu, desaparecendo pela névoa.

 

—O seu pai ficou petrificado na porta, engolindo a humilhação e a raiva, enquanto a noite levava embora o pirata.

 

Poderia abatê-lo facilmente, pois você conhece sua habilidade com a faca, mas algo inexplicável protegia aquele homem malvado; te deixava paralisado só com sua presença e não era possível mover um dedo sequer se ele não quisesse.

 

Lembro-me que neste ponto interrompi minha mãe e tentei tranquilizá-la.

 

—Não tenha medo, mamãe, pois não pretendo ir para essa escola de piratas —eu disse, me fazendo de valente.

 

—Quero ser caçador como papai.

 

Mas quando o capitão apareceu, na mesma noite que completei sete anos, nem sequer resisti.

 

De maneira que nem teve que me levar pela orelha como havia feito com outros, como por exemplo Caras-suja, o mais forte e aplicado da escola.

 

Se passaram seis anos desde aquela noite...

 

Ainda assim me vem à memória as lembranças de cana de açúcar e de raiz de alcaçuz, de mel roubado das abelhas e de bolos quentes assados pela mamãe.

Também me lembro da mão firme que me ensinou a manusear facas e a caçar, com alguns sopapos quando me distraía ou afugentava a presa.

 

Porém, tudo isso foi antes da chegada deste misteri-oso pirata, encoberto em sua capa negra adornada em ouro, e privou meus pais de mim para sempre.

 

 

 

  • Autor: Rafael Estrada
  • Tradutor: Vinícius B. Santos
  • Gênero: Mistério, Aventuras
  • Nº de páginas: 120
  • Distribuído: by Babelcube, Inc
  • ISBN-10: 1547560657
  • ISBN-13: 978-1547560653